Está você no seu local de trabalho, na sua rotina no hospital, UTI, emergência ou qualquer setor de uma organização de saúde. A enfermeira lhe pede para ir com urgência em uma enfermaria que um colega está precisando de ajuda. Você, sem mais informações, apenas vai.

Você chega e se depara com a seguinte situação: um paciente começando a bradicardizar, já bem cianótico, o laringongoscópio com umas 3 lâminas com sangue, bougie e fio guia abertos e com sangue, 2 máscaras laríngeas com sangue, e um colega com uma cara de desespero tentando uma ventilação com máscara facial sem nenhuma eficácia. O colega então diz: preciso de ajuda, é um Cormack 4, não ventila por nada e nenhuma máscara acoplou!

Está muito claro que é uma situação não intubo-não ventilo, em que o supraglótico não conseguiu oxigenar o paciente, todos os algoritmos nos orientam a ir para uma via aérea cirúrgica nesse momento. Claro que você não vai ficar olhando o seu colega num nível de stress absurdo fazer essa cricotireoidostomia, quem deve fazer é você! E aí, você está preparado? Sabe os passos, a técnica, os materiais necessários, etc?

Todo profissional que maneja via aérea deve estar apto a realizar uma cricotireoidostomia, e lembrem, quanto mais raro e menos chance um evento tem de acontecer, mais devemos lembrar de treinar esse procedimento de maneira recorrente. Uma das recomendações mais frequentes é treinar esse procedimento uma vez por ano pelo menos.

Aí você me pergunta, tá Ricardo mas qual? Existe cricotireoidostomia por punção, cirúrgica e percutânea. Primeiro começa que você tem que saber qual o kit disponível na sua instituição, a partir daí você obviamente tem que saber utilizar esse kit.
Eu sugiro montar um kit, bougie, lâmina de bisturi número 11 e um tubo numero 6,0, adicione um pacote de gazes e pronto, seu kit de cricotireoidostomia está pronto!

Lembrando que o kit de cricotireoidostomia é obrigatório por lei nas organizações de saúde como hospitais e UPAs.
Aqui neste vídeo tem uma sugestão de como montar seu próprio simulador de cricotireoidostomia cirúrgica! E aí, bora treinar?

https://www.youtube.com/watch?v=B2QdD4k4rLI&t=54s