É mais um dia na vida de médico emergencista que chegou no seu plantão do pronto atendimento, já com um paciente em insuficiência respiratória! Havia a indicação de intubação traqueal. O médico, extremamente capacitado, tem seu checklist de intubação realizado e o planejamento daquela via aérea compartilhado com sua equipe, pré oxigena, tenta intubar sem sucesso!

A saturação começa a rapidamente cair, e ele tenta de todas as maneiras ventilar com máscara facial aquele paciente, sem nenhum sucesso. Ele então pede o dispositivo supraglótico que estava já aberto e pronto para uso, e resgata a oxigenação do paciente rapidamente.

A ajuda chegou e o paciente é intubado com um videolarigoscópio! Mais uma vida salva pelo médico, e pela máscara laríngea!

Você já parou pra pensar que, se fosse antes de 1980, esse paciente ou morreria ou ganharia uma via aérea cirúrgica, eu digo 1980 não pelo videolarinngoscópio, porque não foi ele que salvou a vida desse paciente, foi a máscara laríngea!

O Dr Archie Brain, inventor desse incrível dispositivo é um anestesista britânico já velhinho, que na minha opinião merecia o prêmio nobel de medicina. Vocês conseguem imaginar o tanto de vidas que esse dispositivo inventado por ele salvou ao resgatar a oxigenação de pacientes em situação não intubo-não ventilo? Eu realmente não consigo pensar a minha prática sem esse dispositivo, e sendo anestesista, essa utilidade no meu caso se estende muito além dos algoritmos de via aérea difícil!

Lembremos que em 2011 temos o dado de que 56% das anestesias gerais no Reino Unido foram realizadas com supraglótico, e que esse dispositivo reduz as taxas de complicações relacionadas a via aérea em relação ao tubo traqueal.

Vale destacar que assim como a intubação, a inserção da máscara laríngea tem técnica, exige treinamento e possui curva de aprendizado. Vale dizer também que temos uma quantidade imensa de supraglóticos disponíveis, o que torna mais complexo ainda o seu uso da maneira mais otimizada possível, selecionando o paciente e as situações mais adequadas.

O dispositivo lá de 1980 do Dr Brain está sendo cada vez mais aperfeiçoado para trazer o mais importante no cuidado em saúde, que é segurança!

Falaremos muito ainda desse dispositivo, até porque, eu sou fã!